O cientista político Renato de Carvalho Dolci proferiu palestra no I Encontro Estadual dos Tabeliães de Protesto de Mato Grosso, promovido pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT). O tema foi “As novas ferramentas do Protesto e como elas podem auxiliar no relacionamento entre Cartórios de Protesto e seus usuários”, e a mediação foi feita pela tabeliã e registradora interina do 2º Ofício de Nova Mutum, Anny Caroline Sloboda Anese.
O expositor informou que o Brasil registra um total de R$ 662,2 bilhões em títulos protestados, resultando em uma crescente restrição no acesso ao crédito e, como consequência, o mercado de crédito cada vez mais travado. “Em contrapartida, os brasileiros querem resolver a situação, ou seja, sete em cada 10 inadimplentes consideram que o nome de uma pessoa é o seu bem mais precioso”. Segundo Renato Dolci, aproximadamente 16,3 milhões de brasileiros têm o CPF protestado e 8,2 milhões de empresas estão com o CNPJ protestados.
Em relação aos cartórios, segundo o palestrante, as mais de 3,7 mil serventias de protesto enfrentam contratempos para informar os clientes sobre os protestos, recuperar pendências financeiras e promover o uso do protesto pelos bancos. “Os cartórios necessitam, ao mesmo tempo, aumentar a eficácia das notificações e reduzir o custo operacional para comunicar os protestos aos CPFs e CNPJs. A falta de integração tecnológica fácil resultou em diminuição progressiva do uso do protesto por parte dos bancos, que são os grandes credores do mercado”. Na avaliação de Renato Dolci, a solução para os cartórios está na tecnologia e inteligência. “A Resolve conta com soluções tecnológicas avançadas para otimizar a gestão de dados e comunicação nos cartórios e trazer as instituições financeiras de volta ao ecossistema, revertendo o quadro de queda no uso do protesto. A estimativa de movimentação no mercado de duplicatas é de até R$ 15 trilhões, com projeção de crescimento de até 50 vezes. O ecossistema da Resolve desburocratiza e promove um elo estratégico entre cartórios e instituições bancárias, promovendo uma integração eficiente entre os setores público e privado”, destacou. |
Ele frisou, ainda, que funcionalidades estão sendo cuidadosamente pensada para os cartórios, com comunicação, assertividade e mais comunicação para todos os envolvidos. A solução é uma plataforma online para destravar o protesto no Brasil de forma simples (plataforma intuitiva; informações completas; segurança; integração; dentre outras); precisa (score de protesto; score de pessoas físicas; score de pessoas jurídicas e dashboard com inteligência de dados); e acolhedora (comunicação ativa e não passiva; régua de comunicação eficiente; alertas e notificações sobre saúde financeira).
Por fim, exaltou os diferenciais da Resolve, sendo “Base de Dados” (única plataforma a integrar setores público e privado, cujo sistema de pontuação é baseado em 150 milhões de registros, abrangendo informações de cartórios de todas as unidades federativas, totalizando mais de 3,7 mil estabelecimentos, “Experiência UX” (ambiente de pagamento seguro com diversas opcionalidades em uma só plataforma e tecnologia para uma jornada simples, clara e funcional); e “Relacionamento” (régua de comunicação empática e eficiente).
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